terça-feira, 9 de junho de 2009

Série Homenagem aos meus Poetas :2


"...Pior que a incerteza de ser amado,
é a certeza do amor que é teu, e que nunca íras possuir..."

B.N



"Ausência"


"Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos
que são doces
Porque nada te poderei dar senão a mágoa

de me veres eternamente exausto
No entanto tua presença

é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gosto existe o teu gosto

e em minha voz a tua voz.

Não te quero ter,
porque em meu ser tudo estaria terminado.
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada
Que ficou em minha carne como uma nódoa do passado.


Eu deixarei...
Tu irás e encostarás tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos

e tu desabrocharás para a madrugada.

Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o íntimo da noite
Porque eu encostei minha face na face da noite

e ouvi tua fala amorosa
Porque os meus dedos

enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço
E trouxe até mim a misteriosa essência

do teu abandono desordenado.

Eu ficarei só como os veleiros nos portos silenciosos
Mas te possuirei mais que ninguém porque poderei partir
E em todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente
A tua voz ausente
A tua voz serenizada".


Vinícius de Moraes

Nenhum comentário: